quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Adestramento de filhotes: como fazer seu cão andar com coleira?

Adestramento de filhotes: como fazer seu cão andar com coleira?
Uma das primeiras coisas que você precisa ensinar ao seu cão é como se comportar em uma coleira. É uma habilidade crucial para tanto você, como seu futuro cão dominarem. Depois de treinar um cachorro para andar com a coleira, eles ficam muito mais seguros e controláveis, e, além disso, você poderá olhar para frente e desfrutar do passeio.

O fato de que você está lendo este artigo "Adestramento de filhote: como fazer seu cão andar com coleira" provavelmente significa que você tem um filhote que precisa ser adestrado para andar com coleira. Esta é uma excelente posição para ficar, porque é muito mais fácil adestrar um filhote da maneira certa de andar em uma coleira, do que tentar re treinar um cão mais velho.

Se você seguir as etapas descritas abaixo, você deve ter o seu filhote de cachorro andando tranquilamente com a coleira em poucas semanas. Quando o meu dálmata, Harrison era um filhotinho usamos estas etapas para fazê-lo andar com a coleira em apenas três dias. Se você demorar um pouco mais para adestrar o seu cão, não entre em pânico, vai valer a pena no final.

Não basta esperar que o seu cachorro saiba essas coisas! Seu objetivo é comunicar claramente a seu cão o que é um comportamento aceitável na coleira, e que não é. Esteja ciente de que todos que levam o seu cachorro para um passeio na coleira devem transmitir uma mensagem consistente de regras para o seu cão.

Como adestrar seu cachorro para andar na coleira


Passo 1

Esta primeira etapa pode começar logo que o filhote chega em sua casa nova. Tudo o que envolve, é fazer o seu filhote ficar familiarizado e confortável com a coleira. Um simples colar de couro leve é ideal para esta tarefa.

Coloque a coleira no seu cachorro quando você está o alimentando ou quando estiver brincando, isso proporciona um pouco de distração da coleira. Ele provavelmente vai girar em torno de si, tentando tirar a coleira ou irá tentar o melhor para arrancá-la. Quando ele está fazendo isso é importante que você não tire a coleira dele. Espere até que ele se acalme e tenha esquecido dela antes de tirá-la.

Passo 2

Uma vez que seu cachorro está feliz em usar a sua coleira nova, é hora de introduzir a corda. A mesma coisa aqui, você só quer deixá-lo confortável com a coleira, e demonstrar que a coleira não deve ser temida. Qualquer leve e fina coleira serve para essa etapa. Tudo que você precisa fazer é colocar a coleira, e o deixar verificá-la e arrastá-la ao redor da casa (sempre sob a sua supervisão). Ele vai esquecer dela depois de um tempo.

Passo 3

Agora que o seu cachorro está confortável com a coleira, é hora de pegar a outra ponta da corda. Faça as primeiras sessões de treinamento curtas e divertidas. Nesta fase inicial você provavelmente vai achar que o seu filhote gosta de segui-lo por toda parte - use isso a seu favor.

Comece com apenas uma caminhada ao redor da casa, com a coleira na mão e seu cachorro andando ao seu lado. Quando ele está andando junto com você e o fio da coleira está frouxo, lhe dê muitos elogios, carinhos e até mesmo alguns petiscos. Quando ele puxar o fio da coleira, pare imediatamente. Não o puxe de volta com a coleira, apenas chame-o de volta para você e o elogie quando chegar. Nunca, jamais, continue caminhando quando seu cachorro está puxando a coleira, isto apenas recompensa o seu mau comportamento e reforça o hábito.

O seu cachorro tem que aprender que quando ele puxa a coleira, não recebe nada. Se ele quiser continuar a caminhar, ele tem de estar ao seu lado, com o fio da coleira solto. A mesma regra se aplica quando o seu cachorro se senta quando está andando. Não o puxe pela coleira, apenas o chame mais e o recompense quando ele chega. Em seguida, continue a andar de novo com o seu cachorro ao seu lado.

Este método de adestramento para filhotes andarem em uma trela é adequado para cachorros muito jovens. O resultado é uma corda bem solta pendendo entre você e seu cão. Tudo o que precisa para alcançar isto é seguir os passos acima, e também, um pouco de paciência e persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário