domingo, 18 de setembro de 2011

Como adestrar cachorros: O comando Pare!

Como adestrar cachorros: O comando Pare!
O comando de adestramento de cachorros "Pare" é um comando muito útil para ensinar seu cachorro, ou cão mais velho. Você ficará surpreso quantas vezes você se encontra usando este comando.

O comando de adestramento "Pare" é bom em qualquer dia, em muitas situações do cotidiano. Se você está em uma caminhada e seu cão começa a comer cocô de cachorro (coprofagia) ou se você pegá-lo enquanto tenta pegar um biscoito da mesa de café, o comando "Pare" é perfeito.

Você pode começar a ensinar o comando de adestramento de cães "Pare" a qualquer momento - ele é tão necessário como a outros comandos básicos de treinamento, como sentar, abaixar, venha, fique, etc...

Siga os passos abaixo para encucar no seu cachorro o comando "Pare".Você vai acabar tendo seu cão sob o controle de sua voz - sem necessidade de ser puxando pela coleira.


O comando Pare - Passo a Passo


Primeiro, precisamos construir o comportamento, então vamos conecta-lo com a fala "Pare" e, finalmente, nós vamos generalizar o comportamento.

1. Em um ambiente familiar para o seu cão, livre de qualquer distração (outras pessoas ou animais) sente na frente de seu cão.

2. Em uma mão deixe alguma guloseima, e na outra, o prêmio favorito de ser cão (hotdog, queijo, etc.)

3. Com a guloseima na palma de sua mão aberta, estenda-a em direção do seu cachorro. Não diga nada. Quando seu cão vai adiante para comer a guloseima, feche rapidamente a sua mão - não deixe que ele pegue-a. Se ele retira o seu interesse, logo diga: "Sim!" e dê o seu prêmio com sua outra mão. Se ele é realmente persistente e determinado a pegar a guloseima em sua mão fechada, apenas a mantenha fora de seu alcance e ignore-o.

4. Cerca de 10 segundos depois de tentar o Passo 3, faça-o novamente. Neste momento, se ele não recuar após o "Pare", dê entusiasticamente o seu prêmio, diga "Sim!",e lhe dê um carinho atrás da orelha com a outra mão. Se ele ir para a mão proibida, de imediato feche os dedos. Ele provavelmente vai olhar para você de uma maneira intrigada - o que é bom. Assim que sua atenção sair fora da guloseima, diga "Sim!", dê seu prêmio predileto e com a outra mão elogie o seu bom trabalho.

5. Repita as etapas 3 e 4 várias vezes (repetição e consistência são duas das chaves vitais para ensinar um cachorro com sucesso!). Muito em breve o seu cão vai captar que se ele não ir para o velho e chato "Pare", ele será recompensado com um belo prêmio do outro lado.

6. Agora seu cão entende o comportamento básico, é hora de anexar a sua fala "Pare". Isso é para que possamos solicitar o comportamento sempre que necessário. Continue praticando exatamente como antes, mas agora você diz "Pare" quando começa a estender sua mão com a guloseima para o cão. Este passo cria uma associação na mente do seu cão entre você dizendo "Pare" e o ato de ele deixar algo.

7. Agora você tem o comportamento criado. É hora de acrescentar algumas outras variáveis. Esta etapa generaliza o comando de adestramento "Pare", para que possamos contar com ele quando precisarmos. Um de cada vez, introduza os novos elementos listados abaixo - não vá muito rápido, vá aos poucos.

Ao praticar o comando PARE, segure sua mão em posições diferentes - perto do chão, no nível dos olhos do seu cão, etc... Não diga mais o "Sim" e nem dê o prêmio, até que seu cão realmente olhe para você nos olhos.

Coloque a guloseima no chão, na frente de seu cão e diga "Pare" - se o seu cão vai em direção da guloseima, rapidamente cubra-a com o pé. Faça suas sessões de treinamento em outras salas e, eventualmente, fora. Diga "Pare" quando você está em diferentes distâncias do seu cão. Pratique na presença de distrações, como outras pessoas e cães. Pratique quando você está em sua caminhada diária - com seu cão na coleira, deixe cair algumas guloseimas no chão e, em seguida, passe por elas.

O comando de adestramento canino "Pare" é muito útil e não tão difícil para o seu cão aprender. Não vai demorar muito para ensiná-lo. A coisa mais importante a manter em mente é que você precisa fazer a ação de ir para longe do objeto uma alternativa mais atraente para o seu cão do que ir para ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário