terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como adestrar cachorros: o comando "Venha"

Como adestrar cachorros: o comando Venha
O comando de adestramento de cachorros "Venha" é provavelmente o comando de adestramento mais importante que você sempre terá de ensinar ao seu cachorro ou cão mais velho. Em algum ponto no tempo, você irá, sem dúvida, contar com ele para tirar o seu cão de algum grave perigo.

Além de ser essencial por razões de segurança, quando o seu cão tem dominado o adestramento, ele pode ter uma maior liberdade em muitas situações.Como quando você está na praia ou em um passeio, seu cão pode sair explorando por conta própria, mas estará sempre alerta e pronto para responder ao seu comando. Isto dá a todos nós, donos de cães, uma paz mental e é muito reconfortante.

Seu objetivo final quando ensinar o adestramento "Venha", é receber uma resposta imediata de seu cão ao ouvir o seu comando, a cada momento, independentemente do que outra coisa está acontecendo por volta naquele momento.

Porém este tipo de resposta nem sempre é fácil de alcançar. O treinamento canino "Venha" pode ser bem trabalhoso, e a verdade é que é muito difícil alguns cães o acertarem 100%. Para determinadas raças que adoram perseguir ou tem um forte instinto de liderança, isto vai contra seus instintos naturais.

Não deixe que isto te desanime, você pode ter sucesso usando as técnicas descritas abaixo. Basicamente, você pode ensinar o rápido comando "Venha" assim que chegar o seu novo cachorrinho (quanto mais cedo melhor) ou até mesmo a um cão mais velho, e você terá de o reforçar cada vez que está com o seu cão, ao longo de sua vida.


Por que seu cachorro não vem quando é chamado?

Estas são as razões mais comuns para quando os nossos cães adoráveis ​​aparentemente nos ignoram e não vem quando os chamamos.

Seu cão não entende o que o comando "Venha" significa. Ele simplesmente não sabe o que você está pedindo para ele fazer.

Seu cão pode ter saído desobedientemente co seu comando "Venha" no passado e não foi responsabilizado por suas ações.

Seu cão pode acreditar que seguir a trilha de um esquilo ou continuar a brincar com outros cães no parque é mais atraente do que voltar para você.

Talvez o seu cão tenha respondido bem ao seu comando no passado, mas foi inadvertidamente punido por seu bom comportamento. Isto poderia significar que você o chamou, mas logo em seguida o trancou em uma caixa, ou o chamou e depois deu um banho com sabão (o que ela odeia!).


Regras gerais a ter em mente quando adestrar ao seu cão o comando "Venha"

Nunca, em nenhuma circunstância, punir o seu cão quando ele voltar para você. Mesmo se seu cão levar uma eternidade para te responder e você está com fumaça saindo dos ouvidos de tanta frustração, é importante que você não fique bravo com seu cão. Ela vai associar sua raiva com a última ação que ele fez - vir até você.

Seu objetivo é fazer ele vir até você uma opção mais atraente para o seu cão do que qualquer outra alternativa.

Nunca deixe seu cachorro sem coleira em público, antes de você ter o seu cão respondendo muito bem ao comando "Venha". Seu cão tem que trabalhar seu caminho até este privilégio - veja os passos envolvidos no adestramento "Venha" abaixo.

Seu comando "Venha" deve ser algo que seu cão olhe para a frente para ouvir, algo que ele tem uma associação positiva. Você pode fazer isso tornando o ato de vir até você algo maravilhoso. Certamente, não use o comando apenas para chamar o seu cão para color de volta a coleira depois de uma corrida, ou para chamá-lo para acabar a sua diversão.


Integre o adestramento "Venha" entre suas atividades diárias. Use para chamar o seu cão apara o jantar ou chame-o a qualquer momento só para dar-lhe um carinho ou algo gostoso para comer.

Quando você está ensinando o seu cão o comando "Venha" sem coleira e seu cão não responder, não vá atrás dele, tente primeiro esperar por ele. Se você ter que ir o buscar, não o puna quando o alcançar, basta ir para casa ou comece a sua sessão de treino novamente, desta vez na coleira.
Nunca chame o seu cão em situações onde você sabe que seu cão não virá.Você não quer que seu cão pense que às vezes ele pode não responder ao seu comando "Venha". Isso deve ocorrer sempre, e seu cão nunca deve fugir.

Tal como acontece com todos os comandos para adestramento de cães, comece com sessões de treinamento fáceis, depois vá um passo mais a frente, avance e construa em cima disso. Desafie o seu cão ao longo do caminho, mas não vá muito rapidamente. Seu cão vai ganhar confiança por todo o caminho ao longo deste processo.

Dependendo do nível que você e seu cão estão em seu treinamento de obediência, você pode aplicar uma ou todas as etapas descritas abaixo.Percebi que se você aplicar repetição, reforço e paciência nestas essas técnicas de adestramento, você e seu cão vão conseguir grandes resultados.



Como adestrar cachorros - O Comando "Venha"


1. Filhotes gostam de segui-lo e muitas vezes seguirá você com grande prazer - use isso a seu favor. Nesta fase inicial, tudo que você precisa fazer é deixar claro para o seu cachorro que você está feliz em vê-lo cada vez que ela vem até você. Torne isso uma experiência muito agradável e gratificante, toda vez.

2. O próximo passo é introduzir o comando verbal "Venha" para que seu cão conecte o seu uso com o ato de ir ter convosco.

Comece dentro de sua casa, sem distrações ao redor, agache-se ou ajoelhe-se, em seguida, com uma voz simpática e acolhedora diga "Venha Rex". Você pode até mesmo dar um petisco para atrair o seu cão, se necessário .Quando o seu filhote (ou cão mais velho) vem para você, imediatamente o elogie e recompense seu esforço. Repita este exercício várias vezes ao longo do dia para o seu cachorro reforçar a ligação.

3. Se você tem alguém para ajudar, você pode agora apresentar o jogo do "venha e volte". Fique de um lado da sala e seu ajudante do outro lado. Diga para o seu cão "Venha Rex" (somente uma vez, mas você pode incentivá-lo mais), então o recompense quando chega. Em seguida o seu ajudante chama-lhe e o recompensa quando ele chega.

Este jogo é muito divertido para o seu cão e o ensina a respeitar o comando "Venha" de uma pessoa diferente de você. Você pode estender este exercício em um jogo de esconde-esconde por entrar em uma sala diferente do seu ajudante, chame o seu cão e o deixe encontrá-lo. Faça que o ato de te encontrar valha a pena - a maioria dos cães amam esta brincadeira.
4. Agora você está confiante de que seu cão entende e está respondendo rapidamente ao seu comando "Venha". Você pode reforçá-lo em diferentes ambientes e situações. Coloque o seu cão em uma coleira e vá passear.Chame seu cão com o mesmo comando "Venha" e ande para trás. Quando ela chegar perto de você, lhe dê uma surpresa agradável e um carinho atrás da orelha. Pratique isso em vários estágios durante sua caminhada normal, não se esqueça de sempre elogiar o bom trabalho do seu cão!

5. Em seguida, você pode desafiar o seu cão com um jogo divertido. Mais uma vez, você deve introduzir este jogo em uma área segura, livre de distrações, então avance de lá. Você precisa do seu ajudante de novo para este exercício. Fique cerca de 100 metros distante de seu ajudante, com o seu cão perambulando sem coleira. Em seguida, atire uma bola para ele ficar mais perto de seu ajudante. Assim que a bola sair da sua mão, diga "Venha Rex!" Fazendo isso você está dando a seu cão uma escolha a fazer. Ela pode vir até você, conforme solicitado (o que faria você o recompensar) ou partir atrás da bola.

Se ela decidir que a bola é uma opção melhor, o seu ajudante pega a bola antes que ele chegue. Seu ajudante apenas pega a bola e ignora o seu cão.Quando seu cão decide que é hora de voltar para você, apenas lhe dê um tapinha fraco, nada demasiado. É uma boa ideia misturar um pouco, jogar a bola sem falar nada para deixar o seu cão pegar a bola.

Se a qualquer momento durante estas etapas o seu cão não parece "entender", simplesmente volte um passo e treine em um nível mais fácil.Lembre-se que o treinamento do seu cão é um processo contínuo, continue a desenvolver e prove seu bom trabalho a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário