domingo, 18 de setembro de 2011

Como adestrar um cão: O comando Sente!

Como adestrar um cão: O comando Sente!
Adestrar seu cachorro para sentar-se é um bom lugar para começarem um treinamento de obediência. É um treino fácil, que seu cachorro vai dominar muito rapidamente. Isto irá aumentar a confiança do seu cão e fornecerá a base para desenvolver habilidades mais avançadas.

O início deste artigo dá dicar de como aplicar os métodos de adestramento de cães, recomendo que os leia. Se desejar ir direto às técnicas de adestramento para fazer seu cão sentar, clique no link.

Outro benefício de treinar seu cão para sentar, é que este comando lhe dará um bom comportamento alternativo para solicitar ao seu cão. Se o seu adorável cão gosta de receber os visitantes em sua casa saltando por cima de todos eles, ou correndo para porta de entrada cada vez que ela se abre, você pode ganhar o controle dele aplicando o comando "Senta".

Você pode começar com esse comando de adestramento assim que trazer seu cachorro para casa, ou a qualquer momento depois disso. Antes de começar a treinar seu cão para sentar-se (ou qualquer outro comando de obediência) garanta que seu cão esteja confiante e confortável em torno de você - permite que você o toque, lhe dá a sua atenção, etc...


Regras gerais para lembrar quando treinar seu cão a se sentar


Mantenha as sessões de treinamento curtas. Cinco minutos é muito para começar, especialmente se tratando de adestrar um filhote.

Qualquer momento é um bom momento para praticar, você não precisa estruturar e organizar todas as lições. Incorpore o treinamento em sua rotina diária. Faça seu cão sentar antes de alimentá-lo ou antes que você jogue a sua bola no parque. Quando aplicado desta maneira, o treinamento de obediência vai ser divertido na mente do seu cão, e também gratificante.

Torne bem claro para seu cão que você está pedindo a ele o que você quer que ele faça. Faça o treinamento divertido, não uma tarefa, para você e para seu cão.

Sessões de treinamento devem estar repletas de repetições consistentes, elogios e positividade.
Não espere que seu cão aprenda de imediato este ou qualquer outro comando de obediência, e depois, nunca esquecê-lo. Cabe a você a reforçar o significado de seu comando através da repetição e consistência ao longo da vida do seu cão.

Aos poucos, dê recompensas em formas de alimento no período de aprendizagem de um novo comando. Dando uma recompensa de vez em quando não faz mal ao seu cão, mesmo se ele responde aos seus comandos sem isto.

Quando treinar seu cão para sentar-se pela primeira vez, faça ele ser bem sucedido mais facilmente. Comece as sessões de adestramento em um ambiente familiar para o seu cão, livre de outras distrações. Dê o comando neste cenário, em seguida, lentamente, torne-o mais difícil. Adicione outras variáveis, jogue um desafio para seu cachorro, como levar as sessões de adestramento para o parque, ou aumentar a duração do sentar.


Treinando o cão a sentar - minhas técnicas favoritas


Eu tenho três técnicas que gosto de usar ao ensinar meus filhotes, ou cães, para se sentarem. Eu tive uma taxa de sucesso de 100% com estas técnicas e tenho certeza que você também terá. Escolha o que melhor combina com você e seu cão, e você estará no melhor caminho para ter um cão bem adestrado.


Técnica 1

A primeira técnica de adestramento é ótima para filhotes. Quando você está com o seu cachorro, e você o vê prestes a se sentar, ou no ato de sentar, diga "Senta" em um tom claro e firme. Tão logo extremidade a traseira do seu cão bate no chão, lhe dê muitos elogios e talvez um carinho atrás da orelha. Na mente dos cães, você está construindo uma associação entre o comando "Senta" e o ato de sentar.

A maioria dos cachorros fazem esta relação muito rapidamente. Em pouco tempo você será capaz de dizer "Senta" a qualquer momento e seu cachorro vai entender o que você está pedindo. Lembre-se, sempre recompense e elogie o seu cachorro logo que ele encoste no chão. Seu cachorro vai amar, ele vai pensar "tudo o que tenho de fazer é sentar, e eu ganho atenção e elogios!"


Técnica 2 - Sem Coleira

Para filhotes e cães mais velhos, esta técnica de adestramento funciona sempre. Com o cão bem na sua frente, pegue algo apetitoso em sua mão. Coloque o petisco no nariz, um pouco acima da cabeça do cachorro. O petisco deve estar a alguns centímetros longe de seu cão em todos os momentos. O seu cão curioso seguirá o petisco com o nariz, e, ao mesmo tempo, sua extremidade traseira vai bater no chão. Assim que atingir seu traseiro no chão, lhe dê o petisco e elogie-o.

Se seu cão se afastar, ou pular no petisco,você está com a sua mão muito atrás da cabeça do cão, ou está o segurando muito longe de seu nariz. Repita este passo, até que o cão entenda, então você pode introduzir a parte verbal do adestramento. Pouco antes de começar a mover a sua mão (aquela com o petisco) diga "Senta". Seu cão vai logo responder ao seu comando verbal "Senta", sem sequer mover a mão. Lembre-se de treinar e reforçar este comando ao longo do dia, em várias situações.


Técnica 3 - Com Coleira

Se seu cão não responde aos métodos descritos acima, ou se você preferir usar uma coleira em seu treinamento, esta técnica irá fazer o truque.


Fique ao lado de seu cão, ambos de frente para o mesmo lugar. Segure a coleira para cima, diretamente acima do colarinho. Ao mesmo tempo, pressione suavemente para baixo a parte de trás do seu cão, e diga "Senta". Assim que seu cão está na posição sentada, o recompense e elogie. Dentro de pouco tempo, você não precisará pressionar para baixo o seu cão, ou até mesmo segurar a coleira para cima. Ele vai entender que o seu comando "Senta" significa que você quer que ele coloque a sua traseira no chão. E ele vai ficar feliz em fazer isso para você, porque sabe que ele receberá elogios e atenção quando o faz.

Espero que essas técnicas sejam bem sucedidas no adestramento de seu cão. Eu estou confiante de que serão. É uma boa ideia, se você mora com outras pessoas, ensinar estes comandos para elas também. Eles podem então aplicar os mesmos comandos para o seu cão - o seu cachorro vai apreciar esta consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário