segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como ensinar seu cachorro a ficar deitado

Adestramento de cachorros: Como ensinar seu cachorro a ficar deitado
O método de adestramento de cachorros "Deitado" é a próxima lição para ensinar na sua programação de treinamento do cão. Deve ser ensinado logo que você e seu cão tenham dominado o comando Sentar. O comando "Deitado" é um ingrediente fundamental de todo programa de adestramento de cachorros.


Ensinar o comando "Deitado" fornece a base para muitos outros comandos avançados, bem como o estabelecimento de você como o líder no relacionamento com seu cão. A razão para isto, é que a posição que o cão fica é uma posição submissa e um pouco vulnerável, especialmente quando você está de pé, por cima de seu cão.

O comando "Deitado" é um comportamento muito útil, que você usará em muitas situações. Colocar seu cão para baixo, na posição deitada, é ótimo para momentos em que você precisa para ir em uma loja ou para ocasiões em que há crianças pequenas ao redor. Pode demorar um pouco para chegar a este nível, mas vale a pena o esforço.


Como adestrar seu cachorro: O comando "Deitado"


Quando você está na fase de ensino do comando de adestramento "Deitado", comece com algo simples para seu cão, então lentamente aumente o nível de dificuldade conforme você progride.
Mova as suas sessões de treinamento para um lugar público.

Aumente o tempo que você mantém seu cão na posição deitada. Balance uma bola em torno de seu cão quando ele está na posição, ou espalhe um pouco de comida ao seu redor. A ideia é que o seu comando "Deitado" será tão forte na mente do seu cão, que nenhuma dessas outras distrações tenham importância. Ele só poderá perseguir a bola ou comer a comida quando você liberá-lo do comando "Deitado".

O que você está tentando alcançar com o comando "Deitado" é fazer o seu cão descer rapidamente para a postura com a barriga tocando o chão e as pernas dianteiras estendidas para frente.

Em um ambiente familiar para o seu cão e sem distrações, vamos começar!


Técnica "Deitado" 1 - Sem coleira

Coloque o seu cão em uma posição sentada.Pegue o petisco favorito de seu cão e a segure a um par de centímetros na frente de seu nariz. Mova sua mão para baixo, ao chão. Seu cão deve segui-lo para baixo (você pode o elogiar e incentivá-lo a deitar). Tão logo sua barriga bata no chão, com as pernas para frente,o elogie e lhe dê o petisco.

Repita esta ação mais e mais vezes nas suas seções de treinamento. Quando seu cão está começando a entender, e descendo prontamente, você pode adicionar a parte verbal do comando.

Adicione a fala pouco antes de começar a mover o petisco para o chão. Este passo serve para a construção de uma associação na mente do seu cão entre o comando verbal "Deitado" e o ato dele deitar no chão.

A ideia é que, eventualmente, depois de muita repetição e vários elogios, o seu cão irá precisar apenas de seu comando verbal, e não dos petiscos em sua mão para atraí-lo ao chão. Além disso, com o tempo você será capaz de iniciar o comando não só a partir da posição sentada, mas de pé e em qualquer situação que você e seu cão estão.

Quando seu cão está respondendo bem ao seu comando verbal, introduza algumas outras variáveis, ​​que tornam o comando "Deitado" um pouco mais desafiador. Tente o comando quando você ir para o trabalho, em torno de outras pessoas ou cães e aumente a duração do comando.


Técnica "Deitado" 2 - Com coleira

Coloque a coleira preferida de seu cão - eu só uso um colar de couro, com uma fivela agradável ao ensinar o comando "Deitado". Coloque o seu cão na posição sentada e fique em pé ou ajoelhado ao lado dele. Basicamente você está tentando levar o quadril do seu cão para baixo. Como fazer isso depende do tamanho e da cooperação do seu cão.

Diga sempre o seu comando "Deitado" em primeiro lugar, logo em seguida leve o seu cão para baixo na posição deitada. Pegue a coleira e puxe a cabeça do cachorro para baixo, e ao mesmo tempo guie-o para baixo, pressionando entre seus ombros com a palma da mão. Você também pode levar as pernas do cão para frente e estenda-as na frente dele. Encontre o método que melhor funciona com você e não se esqueça de elogiar e incentivar o seu cachorro sempre. Então, é claro, logo que ele está na posição "Deitado" deixe claro para ele que você está feliz com isso e que ele tem feito um bom trabalho.

Depois de muita repetição, o seu cão irá responder ao seu comando verbal. Em seguida, tente o comando quando o cão está na posição de pé e em outros ambientes. Faça o comando um pouco mais desafiador, adicionando algumas distrações e aumentando o tempo que ele é obrigado a permanecer na posição deitada.

Independentemente do método escolhido para ensinar a seu cachorro o comando "Deitado", seja consistente e continue assim.

Quando você estiver feliz com seu cão, por ficar na posição deitada, você provavelmente vai querer adicionar um comando de liberação. Isto significa que quando você emitir o comando "Deitado", o seu cão vai direto para baixo e não é permitido levantar-se até você emitir outro comando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário