quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Como fazer meu cão a não sujar a casa?

Como fazer meu cão a não sujar a casa?
Ensinar seu cão hábitos de higiene não é difícil, mas você precisa de tempo, paciência e estar muito alerta. Antes de começar a ensinar o seu cão para não sujar a casa, você deve considerar os seguintes fatores:


1. Exame veterinário e desparasitação

Alguns problemas de saúde podem dificultar, ou mesmo impedir o sucesso em educar as necessidades higiênicas do seu cão.

Verifique se o seu cachorro não têm doenças diretamente relacionadas com a defecação ou micção. Doenças como cistite, infecções urinárias ou diarréias podem impedir a educação do seu cão. Além disso, alguns parasitas internos (vermes) podem causar evacuações irregulares.

Então, antes de tudo, leve o seu cão ao veterinário para um check-up completo. Diga ao veterinário que você quer saber se o seu cachorro tem uma doença que pode atrapalhar a educação higiênica.


2. Horário das refeições

Se o seu cão come a qualquer momento, também faz suas necessidades a qualquer momento. Por isso é importante ter um horário de refeição.

Quando você dá o alimento ao seu cachorro, deixe-o no seu prato por meia hora. Após esse tempo, retire o prato.

Como regra geral, um filhote de cachorro tem que comer quatro a cinco vezes por dia, enquanto um cão adulto precisa de comer duas vezes. No entanto, é uma boa ideia de consultar seu veterinário para ajudá-lo a estabelecer a quantidade e o número de refeições diárias para seu cão.

Note que comida de cão em uma lata é molhada e pode afrouxar o estômago do seu filhote.


3. Veja os locais que seu cão ira fazer as necessidades

É bom que você tenha claro aonde permitirá que seu cachorro faça suas necessidades e aonde não. Identifique estas áreas e não deixe que seu cão vá a áreas proibidas sem supervisão.

Se o seu cachorro ainda não poder sair, porque não terminou de tomar todas vacinas, terá que cobrir o chão com jornal, para estar se tornar uma "área permitida".

É importante que as "áreas permitidas" tenham uma superfície diferente do que as "áreas não-permitidas." Por exemplo, a lavanderia tem um assoalho de azuleio ("área permitida"), enquanto os quartos têm carpetes ("área não permitida").


4. Mantenha um diário das 'idas ao banheiro' de seu cão

Durante os primeiros dias de educação, terá que registrar os horários que o seu cão faz xixi e cocô. Embora isto seja um pouco chato e trabalhoso, é importante saber quando é mais provável que seu cão vá fazer alguma coisa.

Depois, você pode levar seu cachorro para uma "área permitida" meia hora antes do seu tempo para fazer xixi ou cocô. Por isso é mais fácil evitar acidentes no carpete.


5. Retire a tigela de água antes de dormir

Se o seu cão não dorme no quarto de filhotes, terá que evitar beber líquidos após certa hora. Você pode remover a tigela de água às nove da noite ou um pouco mais tarde.

No entanto, deixe a tigela de noite se fazer muito calor no lugar onde seu cão dorme ou se ele:
  • Dorme na sala para filhotes
  • está com sede
  • tem quaisquer problemas especiais de saúde (por exemplo, desidratado)
  • tem diarreia.

6. Obter um neutralizador de odor.

Não importa que métodos você usa para educar o seu cachorro, em algum momento terá que limpar algum lugar de sua casa. Então é melhor você comprar um produto que neutraliza o cheiro de urina. Você pode encontrar muitos produtos para isso em pet shops.

Certifique-se de comprar produto que não contenha amônia, pois isto pode prejudicar seu cachorrinho.


Aspectos importantes sobre a educação higiênica do filhote e cão adulto

Não espere que o seu cachorro fique totalmente treinado nos hábitos de higiene até que se ele tenha pelo menos seis meses. Até essa idade, os cães não têm total controle sobre sua bexiga.

Se seu cão já é adulto, já pode controlar melhor a sua bexiga, mas pode ter aprendido que pode fazer suas necessidades aonde ele quiser. Nesse caso, você deve re educá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário